quinta-feira, 10 de julho de 2008

DIZ AI: (CACTO ROSA)

Entrevista respondida por:
Bibiana Arriaga
Carole
:: CACTO ROSA ::

DIZ AI: (CACTO ROSA) imprensa@cactorosa.com.br (9 de julho de 2008)

1. COMO É TER UMA BANDA COM VOCAL FEMININO E SE FAZ DIFERENÇA ?

Para nós, ser um bom músico/cantor independe do gênero. Talvez faça a diferença para algumas pessoas, porque a grande maioria das bandas é formada só por homens, então quando há uma vocalista e uma baterista, como no nosso caso, chama atenção. Mas independente da formação, o mais importante é a qualidade do trabalho que a banda produz.

2. QUAL A ESTRATÉGIA USADA PELA BANDA PARA SE DESTACAR NA CENA ATUAL ?

Acho que o destaque está no som da Cacto Rosa, diferente do que tem tocado nas rádios ultimamente. Acreditar no nosso trabalho, fazer ótimos shows e ter um cuidado especial com divulgação em rádio, tv, revista e via internet também fazem com que a banda se destaque.

3. QUAIS AS DIFICULDADES SOFRIDAS PELA BANDA ATÉ HOJE ?

Não são poucas, para qualquer banda independente com trabalho autoral. Bares e casas noturnas, em sua maioria, preferem bandas cover, então sobram poucos locais para as novas bandas apresentarem seu repertório. Alguns locais "underground" para shows às vezes não tem equipamentos bons, prejudicando a qualidade do som e do show da banda. Outra dificuldade são as famosas e eternas "panelinhas" que existem. Há bares e festivais em que tocam sempre só as mesmas bandas, não dando espaço para que o público saiba da existencia de outras. Mas pra quem ama o que faz e acredita no seu trabalho, todas as dificuldades são transpostas.

4. A BANDA PARTICIPOU DE FESTIVAIS COMO FOI A EXPERIÊNCIA, QUAIS OS FRUTOS ?

Cada show, independente de ser festival ou não, sempre traz mais experiência para a banda. Um bom show sempre acaba trazendo um novo convite pra outro show, com outras bandas e também é gratificante ver a reação das pessoas a cada música, ouvir os comentários dos fãs e de pessoas que às vezes nem sabiam quem você era até aquele momento, mas que gostaram do som.

5. VOCÊS ACHAM QUE OS MUSICOS PRECISAM TER FORMAÇÃO ACADEMICA PRA FAZER MUSICA DE QUALIDADE ?

Nada contra quem faz, mas não achamos necessário fazer faculdade de música. É claro que quanto mais você estudar seu instrumento, mais você saberá explorá-lo, o que enriquece as harmonias e melodias, mas é possível aprender muito sozinho ou apenas com a orientação de um professor. Também conta muito o feeling e a criatividade do músico para se fazer música de qualidade.

6. O QUE ACHAM DA INTERNET COMO UM TODO PARA A MUSICA EM GERAL. E SE ACHAM POSITIVO DISPONIBILIZAR AS MUSICAS DE GRAÇA PARA DOWNLOADS ?

A internet é uma ferramenta indispensável hoje, ainda mais para bandas independentes. A possibilidade das pessoas escutarem sua música no outro extremo do país sem a necessidade de distribuir CD's nas lojas facilita muito na divulgação. Pensamos que cada banda sabe qual a melhor estratégia para o seu trabalho. Nós não disponibilizamos as músicas para download por uma série de fatores, mas sabemos que mesmo assim, nossa música esta em todos os cantos do país, sendo executadas em diversas rádios.


7. QUAL A VISÃO DA CENA ATUAL DE MUSICA NO BRASIL NA OPINIÃO DA BANDA, MERCADOLOGICAMENTE FALANDO?

Em todo o mundo há uma queda cada vez maior na venda de discos, principalmente aqui no Brasil, e para reverter isso, há uma procura por formas alternativas de venda de produtos relacionados a música. Muitas bandas independentes ou não, têm vendido seus cds nos shows por um preço muito mais em conta do que nas lojas, outra alternativa tem sido distribuir através de selos ou independentemente.

8. EM RELAÇÃO AOS SHOWS FEITOS. A BANDA TEM INFLUÊNCIA NO PREÇO DO INGRESSO, VOCÊS OPINAM?

Na maioria das vezes, é a casa que determina o preço dos shows, mas sempre que temos a oportunidade de determinar o valor, optamos por ingressos com preços amigáveis. Todo o show tem uma série de custos para a casa e para a banda, mas acreditamos que o valor do ingresso mais baixo atrai mais público e com isso você acaba ganhando na quantidade e tanto a banda quanto a casa conseguem ter retorno financeiro com o show.


9. QUE SOM A BANDA TEM OUVIDO ULTIMAMENTE ? ALGO DE NOVO ?

Nós temos um gosto musical muito parecido, ouvimos muito rock nacional e bandas internacionais que toquem ou tenham uma pitada de folk rock. Bandas novas ou nem tão novas assim que a gente tem ouvido recentemente é o Iqo Netto (ex-Stereobox), Thiago Antunes (que descobrimos via Myspace), e as já conhecidas Legião Urbana, Pitty, Fresno, Charlie Brown Jr, Reação em Cadeia, Engenheiros do Hawaii.

10.POR FINAL O QUE ACHAM DO BLOG MENINAS NO ROCK, O QUE PRECISA DE MELHORAR ?


O blog está ótimo, com um layout super bacana! Mas o melhor de tudo é o conteúdo, que apresenta bandas que talvez não conheceríamos, mas que merecem ter seu trabalho divulgado. Além disso, é um espaço muito importante para novas bandas brasileiras. Parabéns, Oluyiá, e muito sucesso para o Meninas no Rock!!

CACTO ROSA no meninasnorock

Um comentário:

Giuli disse...

É isso aí!
Essas são as minhas meninas! xD
uhauhauhaa

=** Cacto Rosa
=** Meninas do Rock!