quarta-feira, 30 de julho de 2008

DIA AI: (MUNDO ROCK DE CALCINHA)

Entrevista respondida por:
Gisele Santos
MUNDO ROCK DE CALCINHA

DIZ AI: (MUNDO ROCK DE CALCINHA) imprensamr@mundorock.com.br (30 de julho de 2008)

1. TENDO A 8 ANOS O SITE MUNDO ROCK, QUAL FOI A INSPIRAÇÃO PARA FAZER O MUNDO ROCK DE CALCINHA?

Gisele Santos: Bom, eu apresentei durante dois anos um programa de rock que começou a ser transmitido em uma web rádio para brasileiros residentes no Japão. Depois desse tempo eu sentia que já tinha fechado este ciclo e muita gente sempre me falava “você é mulher, criou o portal Mundo Rock – sendo que a maioria que existem foram criados por homens – seria bacana você fazer um trabalho dedicado as mulheres do rock”. Eu falei com muitas meninas e até que conheci a Raquelline, de inicio ela iria colaborar apenas com as pautas do programa de rádio, mas aí eu fiz o piloto com ela e gostei da maneira como desenvolveu a comunicação, principalmente espontaneidade. E assim nasceu em maio de 2007 o Mundo Rock de Calcinha (www.mundorockdecalcinha.com), jornalismo especializado em rock feminino, que hoje já é um portal, além do programa de rádio (podcast).

2. COMO FOI O COMEÇO DA RADIO-ONLINE DO ROCK DE CALCINHA, QUAIS AS DIFICULDADES ENFRENTADAS ?

Gisele Santos: Foi tranqüilo, pois eu já tinha experiência com rádio, também apresentei ao vivo um outro programa de web rádio, fazia também flashes ao vivo diretamente de shows, e também sou formada em radiojornalismo. E como eu já tinha todos os contatos devido aos 8 anos de estrada com o portal MundoRock.net, divulgar tudo e entrar em contato com as casas de shows, assessorias e bandas foi mais fácil pra quem de repente começasse do nada. A dificuldade é realmente falta de grana, pois pago tudo do meu bolso e muita coisa deixo engavetada, pois não é possível ainda realizar no momento. Aqui no Brasil arrumar patrocínio ou algum veículo de comunicação que acredite no nosso trabalho é muito raro.

( 26/Julho/2007 o programa Mundo Rock de Calcinha venceu o 2º GRC Music, na categoria 'Melhor Programa On-line'.)

3. A QUE VOCÊS ATRIBUEM ESSE SUCESSO DA "FRANQUIA" MUNDO ROCK DE CALCINHA EM APENAS 1 ANO ?

Gisele Santos: Olha, nem a gente esperava que fosse fazer sucesso e ainda mais tão rápido assim. Eu acho que em tudo na vida se for feito verdadeiramente, as pessoas sentem. E o nosso trabalho é assim, somos nós mesmas, conversamos com todos os ouvintes/leitores diariamente e muitos são nossos amigos queridos demais, isso não tem preço! Realmente tudo foi acontecendo, cheguei até virar o Natal passado com eles conectados em um software de voz, todos nós numa sala falando pra caramba a noite toda, foi muito divertido. No programa Mundo Rock de Calcinha falamos do mesmo jeito que somos no dia-a-dia com amigos, família. Talvez falte isso em muitos lugares desse mundo, sinceridade, transparência, amizade, fazer o que gosta e acima de tudo respeitar as diferenças.

4. OS FÃS TEM AJUDADO A MELHORAR O SITE, RADIO E AFINS DE ALGUMA FORMA ?

Gisele Santos: O pessoal participa muito! São super sinceros dizendo o que gostam ou não, enviam também play list, novas idéias. Alguns colaboram com wallpapers, pautas do programa, e em breve algumas meninas irão até participar de nova colunas dentro do portal Mundo Rock de Calcinha também. Quem sabe não iremos descobrir novas jornalistas?? (risos) No Orkut mesmo existem muitos tópicos ativos com sugestões.


5. COMO SE DEU A IDÉIA DE FAZER UMA AÇÃO SOCIAL COM HEMOCENTROS ?

Gisele Santos: Eu sempre trabalhei com ações sociais, pois com essa vida pública e com audiência, que já vinha do MundoRock.net, realizei muitas festas com arrecadação de alimentos, roupas ou agasalhos. Acho que se podemos fazer algo, com um veículo de comunicação na mão ou um microfone, conscientizando todo mundo que nos acompanha, aos poucos plantamos essa sementinha, cultivamos e mais pra frente teremos resultados positivos. Sempre acompanhei campanhas de doação de sangue emergenciais e como o Mundo Rock de Calcinha fez esse, digamos, “boom” e já estava chegando o Dia Internacional da Mulher, conversei com a Raquelline e resolvemos fazer a campanha Atitude Rosa'n Roll, que inicialmente seria só aqui em São Paulo. Conversamos com algumas ouvintes de vários lugares do país e elas se interessaram em ser nossas representantes, então entrei em contato com os Hemocentros e a campanha aconteceu em oito estados. A principal mensagem: Por que doar sangue?? Com esta atitude podemos salvar até quatro vidas!! E na minha opinião, se votar é obrigatório, doar sangue também devia. Vimos o sufoco no RJ, onde aconteceram muitos casos graves de dengue hemorrágica, e muita gente morreu por falta de sangue nos estoques do Hemocentro. Tem gente que dá cada desculpa também pra não doar! Eu fico inconformada! É algo muito grave! O maior e melhor resultado da nossa campanha foi perceber que as pessoas nem sabiam sobre a existência dos Hemocentros aguardando doadores durante o ano todo, provando a falta de informação vinda até mesmo por parte do governo que não investe neste tipo de campanha anualmente e também falta de esclarecimentos nas escolas. Muita gente doou pela primeira vez por causa da nossa campanha e isso nos deixou muito felizes mesmo. Agora Atitude Rosa'n Roll é quadro fixo em nosso programa ,conscientizando o ouvinte sobre a importância de cuidar da saúde, reciclagem, doação de sangue, respeito com os animais, etc. Quem quiser ver as fotos de todas as bandas que participaram, acesse www.mundorockdecalcinha.com/atitude

6. É POSSIVEL ADIANTAR COMO SERÁ A REVISTA DE ROCK FEMININO ORGANIZADA PELO ROCK DE CALCINHA ? ELA ESTARA DISPONÍVEL NA INTERNET TAMBÉM ?

Gisele Santos: Está no ar um piloto, que no inicio se chamava Zine. Em breve vamos retomar este projeto, mas ele será distribuído apenas na Galeria do Rock de SP e estará disponível na internet pra download, pois material em gráfica é super caro e não temos condições mesmo de fazer em grande quantidade, mas quem sabe mais pra frente alguma editora não se interesse e de repente distribua em vários lugares do Brasil? Bom, é uma revista musical, especializada em rock feminino, com resenhas de CDs e shows, entrevistas, notícias, pôster.

7. POR FIM. O QUE ACHAM DO "MENINAS NO ROCK" E DO "MENINAS NO ROCK ENTREVISTA" QUAIS AS MELHORAS A SEREM FEITAS?

Gisele Santos: Eu fiquei super feliz em ver que estão surgindo vários blogs bacanas como o de vocês. Isso tudo vai servir para fortalecer o cenário rock n’roll feminino. Quanto mais espaço para as bandas de rock feminino, melhor! Vocês estão no caminho certo! Força na peruca e na cacinha!!!! Valeuzão pelo espaço e continuem de olho no Mundo Rock de Calcinha (www.mundorockdecalcinha.com), que inclusive está recheado de sorteios bacanas.

MUNDO ROCK DE CALCINHA

Um comentário:

blog de teste disse...

ola garotas eu sou caykemetal@ eu apoio o estilo de bandas de rock femininas e eu curto muito ate e dificio poucos conhecem as que eu curto são vanilla ninja ruanaways girl school e lipstick que e nacional em fim desejo a voces toda a sorte do mundo e muito sucesso a voces ae e não liguem ao preconceito poque a inveja mata qualquer 1 eu sou homen tenho 24ano e curto muito bandas de rock femininas